Nesse momento temos duas opções:
- Criar o protótipo real, exatamente da maneira como será o resultado final;
- Criar um esboço, destacando apenas aquilo que nos interessa;
Eu evito ao máximo ter que criar um protótipo fiel a realidade, primeiramente pelo trabalho, mas principalmente porquê isso acaba virando um compromisso. Na hora de implementar somos obrigados a seguir a risca aquele protótipo, e como bem sabemos, na hora de implementar nem sempre podemos seguir a risca o que desenhamos.
Minha primeira opção ao criar um esboço é o bom e velho papel e caneta, ou um quadro branco se disponível. Porém, na maioria das vezes isso não é suficiente, precisamos enviar a imagem por e-mail a outras pessoas, anexá-la a documentos, etc. Nesse caso, como não tenho habilidades artísticas e tampouco sei trabalhar muito bem com ferramentas de edição gráfica acabo optando pelo Paint. Bem, o Paint até que é rápido pra se desenhar, fácil, mas deus queira que eu não tenha que refazer algo!!
Descobri agora um software muito bom para isso, é o Balsamiq Mockups. Simplesmente ótimo! É exatamente aquilo que eu procuro ao criar um esboço. As principais características que posso destacar são:
- Bastante intuitivo – em poucos minutos usando a ferramenta já sabemos como tudo funciona;
- Rápido de criar;
- Facilmente alterável – cada elemento na tela é um “componente", podemos modificá-los a qualquer momento;
- Não requer habilidades artísticas;
- E principalmente, tem cara de esboço. Não precisamos nos ater a detalhes. Nos focamos no fundamental apenas.
O mais legal é que já criaram até um site com vários componentes e layouts comuns, como por exemplo a figura abaixo:
A única coisa que talvez esteja faltando é a possibilidade de criar nossas próprias bibliotecas de componentes. Porém, pelo visto, isso já está sendo desenvolvido.
No site do fabricante você encontra maiores informações do produto: Balsamiq.