A apresentação foi bem interessante, com os paraquedistas saltando e mostrando as imagens ao vivo. Também foi mostrado o uso dos óculos em outras cenas do cotidiano. Porém, o que me chamou a atenção é que o que foi mostrado foram apenas óculos com câmera, nada mais.
Veja o vídeo mostrando o que deveria ser o Project Glass:
Agora, assista a apresentação de hoje (parte dela):
O que deve ser o Project Glass
O conceito do Project Glass é fantástico, oferece enormes possibilidades. Os pontos fundamentais que vejo são:- poder executar ações instantaneamente, sem ter que tirar o celular do bolso;
- aumentar as informações que temos no mundo real (realidade aumentada);
- ter uma ótima interface homem-computador. O principal meio de entrada de comandos é via voz, e isso deve ser muito bom. Imagine uma Siri MUITO melhorada;
- mesclar-se com o indivíduo. Ele tem que ser imperceptível, o ideal é podermos usar sempre e não algo que precisamos ficar lembrando de colocar. Se ele tiver o mesmo tamanho/formato de um óculos normal, seria perfeito. Poderíamos ao invés de usar simples óculos de grau utilizar os super óculos.
Até o momento só foram mostrados óculos que gravam e reproduzem vídeos, e têm uma interface por toque (na lateral). Certamente o Google já tem muitos outros recursos, mas ainda vai demorar anos até termos óculos semelhantes ao mostrado no primeiro vídeo. Muitos estudos serão necessários até atender os pontos fundamentais que citei acima. Mas, acredito que esse é um caminho sem volta.
Resumindo
Pudemos ter uma prévia de como funciona o Google Glass e fica claro que o Google ainda tem muito trabalho pela frente. Os óculos apresentados hoje ainda são uma versão bem inicial do projeto, que ainda não atendem a requisitos fundamentais. Na forma como ele está hoje, não teria a aceitação e o impacto que o Project Glass almeja. Seria apenas um item interessante, mas que jamais seria utilizado no dia-a-dia.
Mas eu vejo futuro nesse projeto. Quem sabe um dia eu possa trocar meus óculos de grau por um desses.